domingo, 13 de março de 2011

Tsunami

Tsunami que devastou a região costeira do nordeste japonês em 2011
Foto: Mainichi Shimbun/ Reuters

Essa palavra foi pouco conhecida no Brasil até que a devastação na Ásia em 2004 a trouxe para o nosso cotidiano. E parece que depois que chegou não quis mais ir embora, já que nos anos seguintes cada vez mais notícias relativas a esse tipo de acontecimento têm aparecido, sendo o caso japonês o mais recente. Mas porque acontecem as “ondas gigantes” ou “tsunamis”? 

Para entendermos os tsunamis primeiro devemos entender que a Terra não é um bloco sólido, e muito menos estático. Ela é na verdade repleta de camadas, como uma cebola, que vão da superfície até o centro. Essas camadas são compostas de diversos elementos como rochas e ferro, ou simplesmente magma. E sempre se movimentam. Graças a essas movimentações os continentes surgiram e se modificaram ao longo do tempo, e é também graças a elas que temos o nosso campo magnético, que nos protege dos raios solares.

A superfície do planeta está assentada sobre a crosta, camada esta que desliza sobre as demais e é fraturada em gigantescas placas. São as chamadas placas tectônicas. Elas estão em constante movimento e inevitavelmente tendem a chocar-se umas com as outras. E aí reside o segredo dos terremotos, e por conseqüência, dos tsunamis.

Quando há um choque entre as placas acontecem os terremotos. Suas intensidades são medidas numa escala criada por Charles Francis Richter. Assim, de acordo com a intensidade do tremor e do choque, pode-se diagnosticar na escala Richter a magnitude do terremoto. Cada grau na escala equivale a números cada vez mais cataclísmicos em relação aos anteriores. Um terremoto de escala 6 tem uma força dez vezes maior que um de escala 5. Já um de escala 9 tem um poder 100 vezes maior que um de escala 7.

No caso do evento ter sido abaixo do leito do oceano, principalmente se houver rompimento ou elevação de terreno submarino, as ondas gigantes ou “tsunamis” aparecem, arrasando grande parte das regiões costeiras que estejam no seu caminho.

No mundo inteiro há áreas propícias ao surgimento de terremotos, mas em áreas específicas, próximas das fissuras nas placas tectônicas, os riscos e as atividades sísmicas são maiores. No caso do Japão há grande intensidade de sismos devido a sua localização sobre o que os cientistas chamam de “Círculo de fogo do Pacífico”, uma área de encontro de placas que se arrasta desde a América do sul, alcança a América do norte, a Ásia e a Oceania.

Área que os cientistas chamam de "Círculo de fogo do
Pacífico" em reprodução do "the history Channel"

Como se pode ver, os tsunamis que aconteceram recentemente não têm relação alguma com os impactos ambientais causados pelo homem, mas sim com as movimentações naturais da crosta terrestre. No caso dos terremotos, diferentemente de outras catástrofes naturais, não podemos fazer nada a não ser torcer por impactos menores e preparar-se sempre para o pior. Países que se preparam têm número de mortes relativamente pequenos mesmo em terremotos de grandes magnitudes. O Japão é um exemplo disso...

-- Thiago Amorim

Para saber mais: Breve história de quase tudo - Bill Bryson

* Não apenas terremotos podem causar tsunamis. No caso de avalanches, deslizamento de terra, explosões submarinas, entre outros eventos que desloquem uma grande quantidade de água do mar, os tsunamis podem aparecer e causar estragos.

Nenhum comentário: