quinta-feira, 5 de maio de 2011

Empire State Building

Construído em meio à grande depressão dos anos 1930, o Empire State Building manteve o recorde de edifício mais alto do mundo por quarenta e um anos. É  considerado por muitos como um dos mais belos edifícios em estilo Art Déco do mundo e  sua emblemática imagem tornou-o parte importante da paisagem de New York. A história da sua construção revela o que grandes fortunas e busca por lucros podem trazer.

No início do século XX, nos EUA, mais precisamente em New York, uma acirrada disputa buscava estabelecer o recorde de edifício mais alto do mundo. Na corrida que se seguiu, imensos e belos prédios foram construídos imortalizando-se na Skyline de Manhattan. O Empire State foi o vencedor e tirou o título ganho pelo Chrysler apenas poucos meses antes.

Suas dimensões impressionaram a todos. Com 381 metros de altura no piso mais alto e 443 no topo da antena, o Empire State possui 86 andares ocupáveis, e mais 16 no pináculo. Em sua construção foram usados 10 milhões de tijolos, 113 quilômetros de canos, 760 quilômetros de cabos elétricos e nada menos que 1.886 quilômetros de cabos de elevadores. Ele ainda possui 6.514 janelas, 73 elevadores, 250.000 metros quadrados de espaço aproveitável e pesa 365.000 toneladas.


Empire State Building em construção - 1931
No 102º andar, esperava-se que fosse possível receber dirigíveis, e uma plataforma foi construída para isso. Infelizmente com a construção concluída observou-se que a enorme velocidade do vento no local impossibilitaria a operação. No fim das contas isso não representou grande prejuízo, já que a era dos dirigíveis acabaria apenas alguns anos depois com o acidente do Hindenburg.

Com oitenta anos recém adquiridos (foi inaugurado em 1º de maio de 1931), o Empire State Building ainda mantém a majestade. Voltou a ser o mais alto edifício de Manhattan após a destruição do World Trade Center em 2001 e tem um excelente público, tanto em visitações como em locatários. Uma viagem a New York, sem uma visita ao Empire State Building é como ir ao Rio e não ver o Cristo Redentor.

Curiosidades:

*O edifício foi construído em apenas um ano e quarenta e cinco dias;

*Seu nome deriva do apelido do estado de Nova York “Empire State”;

*A crise da época em que o edifício foi construído fez com que poucos espaços de escritório fossem alugados, o que lhe rendeu o apelido de “Empty State Building”;

*Apenas cinco trabalhadores morreram durante a construção. Número bastante aceitável para a época;

*Desde 1931 cerca de trinta pessoas já se suicidaram jogando-se do edifício.

*Anualmente há uma corrida rumo ao topo, onde os concorrentes são desafiados a encarar os 1.575 degraus de suas escadarias;


* Em 1945 o Empire State foi atingido por um avião. Felizmente o acidente não comprometeu sua estrutura e o prédio foi reaberto poucos dias depois;

*O edifício tem seu próprio código postal.

-- Thiago Amorim

Nenhum comentário: